sábado, 23 de abril de 2011

Money... é td?





Quando foi inventado, o dinheiro tinha a finalidade de facilitar as trocas. É que, antes de seu surgimento, a única alternativa era o famoso escambo, a prática de trocar um produto ou um serviço por outro. Se um criador de galinhas, por exemplo, precisasse de leite, teria que oferecer ovos ao criador das vacas. A ideia não era má, mas o problema era andar pelo mercado carregando ovos no bolso. Ou, pior, litros de leite.
Então alguém teve a ideia de criar uma espécie de “medida padrão” para todas as coisas, algo que fosse relativamente raro, mas que pudesse ser rapidamente reconhecido e mensurado – como o sal, por exemplo. Durante muito tempo, pedras de sal foram dinheiro. Assim, se 5 litros de leite custavam tanto de sal, o cidadão não precisava levar os ovos, e sim um saquinho cheio de pedrinhas brancas. E essas mesmas pedrinhas poderiam ser trocadas depois por ovos, galinhas, pão, roupas, transporte, moradia ou serviços gerais.
Assim, o mundo ficou mais prático. Só que o homem ganhou algo meio difícil de lidar, pois o valor do dinheiro não é só absoluto, é também relativo – o que gera algum desconforto, pois tudo o que é relativo terá grandes variações entre as pessoas, lógico.

A ambição não é um sentimento ruim, destrutivo, mas pode vir a ser se se transformar em uma obsessão. A ambição pode, inclusive, ser vista como uma espécie de energético existencial, que faz mover as pessoas e o mundo. E não tem uma moral própria – apropria-se da moral do ambicioso, de sua dimensão, de seu próprio propósito e desejo.

Muita gente pensa que dinheiro é tudo, mas na verdade o dinheiro só tem valor porque a gente dá, e nem tudo ele pode comprar! O dinheiro é o causador de muitos problemas hoje em dia! Eu penso, se Deus criou tudo isso por nós, só nos pedindo amor em troca, porque temos que pagar por um lugar no mundo? por que temos que pagar pela agua, que o senhor nos deu? Sinceramente, não há mais condição de existir um mundo sem dinheiro, um mundo em que temos tudo, até porque muitas pessoas num sabem aproveitar o que tem e além disso só quer pra se mesmo. Então mesmo tendo que suar pra ganhar o dinheiro, estudar pra um dia te-lo, eu agradeço a Deus pelo menos pela luz do sol, que não é cobrada! Porque o resto eles vão morrer e não vão levar nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário